Toda Poesia, Paulo Leminski

 Titulo: Toda Poesia
Autor: Paulo Leminski
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 421

Oi gente! Hoje eu vim recomendar um livro que eu li recentemente chamado Toda Poesia. Como o nome sugere o livro reúne pela primeira vez toda a obra poética do escritor curitibano Paulo Leminski. 

  atrasos do acaso
cuidados
  que não quero mais

  o que era pra vir
veio tarde
  e essa tarde não sabe
do que o acaso é capaz

- Toda Poesia, Paulo Leminsk (Pág 256)



A obra de Leminski é incrivel, em poucas palavras o curitibano consegue expressar muito, muito bem.  Ele tem um jeito bem particular de escrever, a maioria do seus poemas é bem curto, cheios de trocadilhos e referencias das mais diversas. 

nada tão comum 
que não possa chamá-lo
meu

nada tão meu
que não posso dizê-lo
nosso

nada tão mole 
que não posso dizê-lo
osso

nada tão duro
que não possa dizê-lo
posso

- Toda Poesia, Paulo Leminski (Pág 41)


O livro não precisa ser lido em ordem cronológica, mas eu recomendaria seguir a ordem obvia (do início ao fim) ou pelo menos ler por capítulos já que no inicio de cada capitulo a uma nota do editor falando um pouco sobre os poemas daquele capítulo. 

moinho de versos
movido a vento
em noites de boemia

vai vir o dia
quando tudo que eu diga
seja poesia

- Toda Poesia, Paulo Leminski (Pág 77)

5 comentários :

  1. Desde quando lançou eu fiquei muito curiosa em ler esse livro <3 Adorei!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse autor é muito elogiado, tenho curiosidade de ler alguma obra dele! (:
    Beijo!

    www.staffbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, Leminski é um amor *--*
    Ainda não tive o prazer de ler um livro dele apenas poesias soltas por ai.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia o autor, mas nunca li nenhuma obra dele !
    Seguindo, tem como seguir de volta ?
    Beijos
    http://adventure-of-two-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahh que legal, nunca li nada de Leminski, mas como recentemente ando procurando ler mais poesia, vou tomar esse livro como uma ótima sugestão.
    Adorei as poesias selecionadas.
    Beijos, Lerissa :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir