Resenha: Precisamos falar sobre o Kevin

Título: Precisamos falar sobre o Kevin
Autora: Lionel Shriver
Editora: Intrínseca
Páginas: 464
Estrelas: 5/5 (favorito)


"Holocaustos não me assombram. Estupros e trabalho escravo infantil não me assombram. Franklin, sei que você pensa o contrário, mas Kevin também não me assombra. Fico assombrada quando deixo cair uma luva na rua e um adolescente corre dois quarteirões para devolvê-la. Fico assombrada quando a moça do caixa me lança um amplo sorriso, junto com o troco (...) Carteiras enviadas aos respectivos donos pelo correio, estranhos que fornecem indicações precisas de uma rua, vizinhos que regam plantas uns dos outros - essas coisas me assombram..."

Livros com temáticas que envolvem distúrbios psicológicos sempre me interessaram, mas nenhum me agradou tanto quanto precisamos falar sobre o Kevin. Talvez por causa da narração que é feita em primeira pessoa, o que sempre me agrada, pois me sinto mais próxima do personagem narrador, e por ela ser diferente do comum já que é feita pela mãe de Kevin.  E talvez por causa da honestidade com que a autora trata o assunto, ela não tenta minimizar situações ou sentimentos como muitos autores fazem.

O livro é narrado por Eva Katchadourian que era uma mulher feliz e tinha tudo que a maioria das pessoas deseja: um filho, um ótimo casamento, sua própria empresa e já tinha viajado praticamente o mundo todo. Entretanto, Eva perde tudo isso quando seu filho Kevin realiza uma chacina na quadra de sua escola.

Agora Kevin está preso e sem qualquer tipo de sentimento de culpa e Eva precisa conviver com a realidade de ter dado a luz a um assassino, com os olhares de ódio ou pena de estranhos que a reconhecem na rua e com a culpa que ela sente – mas será que ela tem mesmo culpa, será que existe algum outro culpado senão o próprio Kevin? Através de cartas a seu ex-marido, Eva relata seus dias, suas visitas a Kevin e ao seu próprio passado.

A Brutalidade com que Lionel Shriver escreve e descreve verdades que a maioria das pessoas tenta ignorar é incrível. Nenhum elogio seria capaz de fazer jus ao livro, então à única dica que eu deixo é: Não deixe de ler! 

14 comentários :

  1. Meu namorado assistiu ao filme e se tornou um dos preferidos dele, mas eu não conhecia a história e agora lendo sua resenha fiquei com muita vontade de ler, parece ser bem interessante. Deve ser porque também adoro temáticas com distúrbios psicológicos, psicologia é muito minha cara, hahaha.
    Vou procurar ler assim que possível.
    Sucesso com o blog, beijo. :)

    www.cecismaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já eu não sou muito fã dessa abordagem, não por não curtir, mas porque sempre me sinto meio mal sabe? As leituras com esses assuntos costumam ser bem densas e aí complica pro meu lado... Mas depois da resenha tô considerando ler!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nossa a sua resenha foi curtinha, mas foi um bum de sensações ein. Nossa senti um frio na barriga só de ler... é incrivel como a vida das pessoas pode dar uma reviravolta com os acontecimentos, ainda mais quando se trata de atitudes dos filhos... querendo ou não isso reflete muito no que diz respeito aos pais...e a sociedade não tem dó de ninguém quando se trata em julgar,... em minha opinião dependendo da criação e do comportamento, os pais não tem culpa pelo os que os filhos fazem porque se um menino tem a capacidade de promover uma chacina ele tem que aguentar as consequências... claro que isso vai respingar nos pais, ainda mais na mãe que se for uma boa mãe é obvio que vai se sentir culpada, mas ela não é... isso eu já garanto... sou mãe e sei do que eu falo. Mas como há vários contextos... com certeza seria uma discussão por diversos dias e talvez não se chegaria a nenhuma conclusão porque existe mães e mães e filhos e filhos. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa com esse livro, e difícil encontrar algum autor que aborta esses temas tão claramente, nunca pensei em ler ele mas agora acho que vou ler sim.


    beijoos!
    http://garotaagridoce.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido sobre este livro, sempre me disseram que ele tem uma carga psicológica imensa e morro de curiosidade de conhecer a história.
    A mente humana é uma das coisas que mais me fascina, adoraria ler este livro e em seguida ver a adaptação inspirada no mesmo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, minha flor! Vim retribuir a sua carinhosa visita ao meu blog e o que encontro? A primeira resenha sobre um livro que já está entre os meus desejados há muito tempo... :) Adorei sua opinião. Fez-me pensar que o livro vale tanto a pena quanto o filme (já assistiu?). A verdade do relacionamento entre mãe e filho é abordada de forma muito crua, clara e real. Nos faz ver como criar um monstro... A receita sendo sempre a mesma: ignore-o, menospreze-o, deixe-o sempre sem afeto. A mãe tentou se aproximar do filho, mas muitas vezes falhava porque ela própria era incoerente em suas atitudes. Ao menos era o que o filme retratava e sua resenha me faz pensar que o livro siga a mesma abordagem.
    Quero ler, quero ler! (rs)
    Beijo carinhoso!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Francine, Eu já assisti o filme sim. E foi um dos poucos filmes que foram adaptados de um livro que eu gostei tanto do filme quanto do livro. Pode pegar pra ler que você não vai se arrepender :)

      Bjs,
      Samira.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Vi que você comentou em meu blog e fiquei muito feliz com sua visitinha.
    Já estou te seguindo, poderia me retribuir também?
    Outra coisa, eu li sua resenha e gostei bastante da história, mas nunca tinha ouvido falar dessa obra.
    Vou dar uma pesquisada para saber mais sobre a obra.
    Enfim...Se cuida linda e fica com Deus
    Qualquer coisa que precisar pode contar comigo =]

    Depois passa lá no meu cantinho
    que tem RESENHA da obra POSEIDON - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha parado pra ler uma opinião sobre ele.
    Adoro livros com temáticas que envolvam distúrbios psicológicos também (sou estudante de psicologia, hahaha), e mais ainda quando a narrativa é em primeira pessoa, realmente você consegue se aproximar mais do personagem.

    Quando eu tiver oportunidade, com certeza vou ler sim!

    Gostei muito da resenha,
    Beijos.

    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser tão lindo! Lembro que desde a primeira vez que eu vi na livraria fiquei encantada pela temática que ele envolve.
    Ainda não li, mas está na minha lista há um bom tempo! :)

    Beijos,
    Gabi - http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Como uma estudante (apaixonada) de Psicologia, livros que têm como temática distúrbios mentais também me interessam bastante.
    Já assisti ao filme e é, sem dúvida nenhuma, uma narrativa forte. E por isso mesmo tenho muita vontade de ler o livro!
    Beijos ;)

    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sua resenha, a maneira como vc nos contou sobre o livro me deixou com vontade de lê-lo!!!!
    Confesso que desde que saiu o filme, quero ler esse livro.
    MAS TENHO MUIIIITOOO MEDO!! kkkkk
    Sério. Filmes e livros de terror e de psicopatas etc. me dão muitooooo medo!
    Porém, acho que darei uma chance para esse!
    Beijos! =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler porque é MUITO bom e o livro nem da medo. Ele é mais do tipo triste do que de terror.

      Excluir